Músicas e Louvores


       Nos dias de hoje vemos que a música gospel cresceu com dimensões impressionantes. São muitos os lugares que podemos ver a presença da música gospel. Pessoas mesmo sem serem evangélicas ou até mesmo de outras religiões ouvem estas músicas por apreciarem sua melodia e sua mensagem. Vejamos agora uma simples divisão classificatória que podemos fazer das músicas atuais:

1. Adoração
       Músicas que em sua letra possui louvores a Deus. Como assim? Na sua composição o autor tinha o proposito de adorar a Deus exaltando as características de Sua Perfeição. Geralmente músicas do estilo de adoração a Deus glorificam seu nome através de frases que O exaltam como: "Tu és grande", "Tu és perfeito", "Tu és maravilhoso". Podemos dizer que estes são os verdadeiros hinos, pois, exaltam ao Deus que é digno do nosso louvor. Músicas que contam histórias que estão na Bíblia estão nesta classe.

2. Clamor
       São canções que servem como uma forma de expressar seus sentimentos para Deus. Essas músicas são geralmente confissões nossas para Deus, como uma oração. Ela pode funcionar como uma maneira de conversarmos com Deus desde que a letra fale o que sentimos. Geralmente possui frases como: "Eu entrego o meu coração a ti", "Quero estar mais perto de ti" ou "Quebranta o meu coração". Essas são canções exelentes para nos quebrantarmos diante de Deus, pois, ela funciona como uma oração, logo, conseguimos expressar nosso sentimento através de uma canção.

3. Vitória
       Essas são as mais encontradas nesses últimos dias. As músicas de vitória, como o próprio nome diz, relaciona-se somente ao "eu", a vitória de quem cantam ou ouve. As canções são entoadas com o fim de receber a vitória do Senhor. São músicas que são direcionadas a nós mesmos e não a Deus. "Eu vou vencer", "A vitória é nossa", "Eu sou vitorioso"; esses são belos exemplos de músicas dessa classe. Conhecida como a musica do ego, estas so tem o objetivo de confortar o homem para ter a certeza da sua vitória.

4. Mistas
       São musicas que englobam elementos de dois ou de três estilos de música gospel sitadas acima em uma única música. Podendo ser "adoração + vitória", "clamor + adoração", "vitória + clamor" ou "clamor + vitória + adoração".

       Como vimos, as canções que são entoadas por nós, nem sempre são de adoração verdadeira ao Senhor, autenticas, que só glorificam a grandeza de Deus. Não que as outras sejam erradas de se cantar, mas sempre devemos entoar louvores a Deus mesmo em dificuldades e momentos complexos de nossa vida, pois assim receberemos a vitória. Há um grande exemplo a respeito disso na Bíblia Sagrada: Josafá, Rei de Judá, em meio a uma grande guerra tinha tudo para perder, pois possuía um menor número de soldados. Mas o Senhor foi fiel com Josafá, pois quando ele chegou na batalha todos haviam sido derrotados sem sequer Josafá erguer sua espada. E tudo isso ocorreu porque o Senhor, ainda em Judá, conduziu Josafá a colocar os músicos na frente dos soldados de guerra para entoar um único louvor a Ele durante toda a viagem:

"Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre!"
2 Crônicas 20: 21

       Cada música tem sua importância para determinadas situações de nossa vida: quando queremos louva-lo, quando queremos falar com Ele e quando precisamos de um consolo. Mas também devemos buscar observar sempre o que cantamos tanto em nossa congregação como em nossa casa, pois, muitas dessas músicas vão até mesmo além do que a palavra de Deus nos diz. Temos que observar o que cantamos e sempre adorar a Deus em toda hora e de todo o nosso coração (Salmo 150: 6). Aleluia (Louvai ao Senhor)!!!

       OBS: Vale lembrar que nunca devemos cantar aquilo que não fazemos, aquilo que não cremos ou aquilo que não vivemos, pois se cantarmos seremos hipócritas diante de Deus.

Por: Diego Lima (Mediante o Espírito Santo)

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Scroll to top