Enoque


        Enoque era filho de Jarede e nasceu no ano de 622, de acordo com a contagem bíblica desde o principio dos tempos, na criação de Adão. Ele foi a sétima geração após Adão, ou seja, ele era tata tataraneto de Adão e bisavó de Noé que faz parte da decima geração. Foi pai do homem que viveu por mais tempo em toda a história da Terra: Matusalém, que viveu cerca de novecentos e sessenta e nove anos. Enoque foi um profeta de Deus na sua época, pois a bíblia fala de uma de suas profecias na epístola de Judas, talvez tenha sido até mesmo o primeiro profeta bíblico da história da Terra. Este homem tem sua história contada em poucas linhas da Bíblia Sagrada, em Gênesis (5: 21-24), Hebreus (11: 5) e em Judas (1: 14-16), mas fez uma grande diferença dentre muitos personagens da Bíblia Sagrada.
       A Bíblia nos diz que Enoque viveu por cerca de trezentos e sessenta e cinco anos até o dia em que ele foi transladado, ou seja, ele foi arrebatado para os Céus junto a Deus, pois a Bíblia nos diz que não se viu mais a Enoque em parte alguma da Terra. Ele foi um dos dois homens que não experimentaram a morte, pois juntamente com Elias, ele não morreu nesta terra, pois foi levado ao Céu antes que sua morte ocorresse.
       Para muitos pregadores e estudiosos da bíblia, este homem foi formidável por uma simples frase: "E andou Enoque com Deus..." (Gênesis 5: 22). Enoque se tornou um grande exemplo para a vida de qualquer cristão, pois sua conduta nos mostra um verdadeiro servo de Deus. Não conseguimos ter a história de vida deste homem, como a de outros homens da bíblia, mas olhado para o final de sua vida podemos ter a certeza que este homem buscava cumprir a palavra do Senhor.
       Estudiosos encontraram supostos livros escritos por Enoque, mas que não podemos afirmar com toda certeza que são de sua autoria, pois estão enquadrados na classe de livros apócrifos pseudoepígrafos, ou seja, não fazem parte do cânon dos livros da Bíblia Sagrada. Os livros são: "Livro de Enoque I" e o "Livro de Enoque II", e fazem parte do cânon de alguns grupos religiosos. Estes livros não estão na Bíblia por conterem certas afirmações que vão de encontro com as afirmações feitas nos demais livros da Bíblia. Dai pensamos: Como um homem tão reto diante de Deus iria escrever livros contra a palavra do Senhor?
       Enoque é um exemplo para nos mantermos em um grande grau de intimidade com Deus e verdadeiramente buscar andar no caminho de Deus, buscar andar com Deus. Anseie estar perto do Senhor, através da obediência de Sua palavra, pois é o melhor lugar para se estar.

Por: Diego Lima (Mediante o Espírito Santo)

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Scroll to top